Edgar Allan Poe foi poeta, crítico, contista e editor, que nasceu dia 19 de janeiro de 1809 em Boston, Massachusetts. Aos dois anos ficou órfão e foi enviado à Inglaterra e à Escócia para estudar. Ao retornar para os EUA, entrou na Universidade de Virgínia. Nessa época, tornou-se alcoólatra. Publicou seu primeiro livro de poemas, Tamerlane and Other Poems (1827), pouco depois de abandonar a universidade. Dedicou-se à carreira militar, pois achava que não poderia viver só de literatura, mas também desistiu dessa área. Passou a viver somente de contos publicados em revistas de Baltimore.

Tornou-se editor literário do Southern Literary Messenger, de Richmond (1835), e no mesmo ano casou-se com a prima Virginia Clemm. Seus problemas alcoólicos o levaram a demissão e mudou-se para Nova York, onde passou a escrever muitos livros e contos para revistas, especialmente com temas que abordavam a morte, o horror sobrenatural e os desvarios da mente humana.

O desequilíbrio emocional e a alma atribulada fizeram Poe levar uma vida de miséria e de desespero, que só agravou-se com a morte de sua esposa (1847). Após vários dias de excessos alcoólicos, morreu em Baltimore, Maryland, em 7 de outubro de 1849. Suas narrativas de terror, mistério e policiais são marcos na história da literatura, tendo influenciado vários autores clássicos e contemporâneos.

© Cuidadosamente editado pela Barbohouse, 2018.