Prefácio


O poema “O Corvo” (The Raven, 1845) conta a história de um homem que sofre pela morte de sua amada e, certa noite, é atormentado por um corvo. A obra foi escrita pelo autor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849) e é considerada um clássico do horror. Jogo de palavras, rimas e efeitos sonoros são características marcantes desse poema que Poe teve todo o cuidado para desenvolver. Não por menos, foi difícil criar traduções capazes de incorporar toda a sutileza dos 108 versos, sendo as primeiras realizadas na França.

No Brasil, Machado de Assis foi pioneiro em traduzi-lo em 1883, mas com um estilo que fugia da sistematização de Poe, em prol de uma literatura mais brasileira. A tradução que escolhemos foi a de Fernando Pessoa (1924), também clássica tal qual a machadiana. A versão de Pessoa teve como foco preservar ao máximo os componentes rítmicos presentes no original, abusando das rimas em “ais”.

Esta edição digital de “O Corvo”, que a Barbohouse traz a você em forma de eBook interativo online, incorpora o espírito de Edgar Allan Poe, pois torna a leitura um jogo de elementos visuais, textuais e sonoros bem apropriados para a atmosfera soturna e minuciosa do clássico poema.

© Cuidadosamente editado pela Barbohouse, 2018.